28 de janeiro de 2010

*●๋• A importância do chocolate


O chocolate por si só já é um ingrediente afrodisíaco.Não por acaso os gregos o chamaram de Theobroma, que significa o alimento dos Deuses. "Quem disse que o chocolate não é um dos alimentos fundamentais da dieta humana"? Era a bebida sagrada dos astecas, relacionada com a Deusa da Fertilidade Xochiquetzal e somente consumida pela nobreza.
O cruel conquistador do México, Hernan Cortés, o provou na época do Imperador Moctezuma e pouco depois o introduziu na Espanha, onde a sua fama de afrodisíaco era tanta que as mulheres o bebiam às escondidas.
O ingrediente é tão viciante quanto por conter o alcalóide thobromine-, além de ser símbolo do cortejo romântico. Que mulher no mundo não baixa suas defesas diante de uma caixa de chocolates. Coma chocolate, delicie-se com as descobertas científicas que revelam: o alimento protege o coração, ajuda a prevenir o diabete tipo 2, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite.
O chocolate amargo, guloseima com um gosto peculiar justamente por ter maior teor de cacau na sua composição, promove uma série de benefícios a saúde. Pesquisas recentes confirmam que o chocolate protege o coração. O estudo revela que seu consumo diário reduz os níveis de pressão arterial. O segredo do chocolate amargo está na concentração de certos flavonóides, como as catequinas, substâncias de nome estranho encontradas no cacau, ela que agem nas artérias promovendo a queda da pressão arterial.
Outra boa notícia é que o chocolate amargo não contribui para a subida do colesterol, basta a ingestão diária de 30 a 40 gramas ou quatro quadradinhos daqueles tabletes. Além de não deixar o organismo fraco e vulnerável, também mantém o humor da gente em alta nos deixando envolvido no estado de felicidade natural. Quer motivo melhor para apreciar esse sabor amargo? Bom apetite.